Índices de Seleção

Necessidade de se conhecer detalhadamente os custos de produção, indicadores/resultados técnico-económicos de explorações, modelos/tecnologias de produção mais eficazes e pesos económicos de características produtivas (Int. partos, pesos, etc.) de bovinos de carne, á data indisponíveis; Por isso não são utilizados índices de seleção nos programas de melhoramento; Através dos dados técnicos recolhidos pelas associações e de modelos bioeconómicos já estudados, este GO será uma oportunidade para obter e relacionar esta informação e, através de novas técnicas, disponibilizá-las aos criadores de bovinos.

Objectivos

Estimar pesos económicos de cada caracter para criar índices de seleção em que cada valor genético será devidamente ponderado. Com esta inovadora tecnologia, os produtores poderão escolher para reprodutores animais que sejam melhores geneticamente e que melhorem o resultado económico da exploração.

Resultados a atingir

Conhecer objetivamente a estrutura de custos e de proveitos dos atuais sistemas de produção das raças bovinas participantes no projeto e identificar possíveis melhorias a nível estrutural e/ou tecnológico passíveis de aplicação nas explorações agropecuárias. Contribuir para a melhoria dos critérios de seleção das raças bovinas estudadas através da ponderação económica de características produtivas. Dispor de uma base de indicadores técnico-económicos que permitam fazer o benchmarking dos principais sistemas de produção de carne de bovino em regime extensivo.