Planos Alimentares

A produção de bovinos em sistemas extensivos depende da quantidade e qualidade da pastagem ao longo do ano, havendo períodos em que são muito limitantes. A maioria dos produtores suplementam as vacadas, mas nem sempre na altura devida e com suplementos mais adequados, o que contribui para uma menor eficiência desta suplementação e perda de rendimento. A definição de planos alimentares/suplementação será fundamental para corrigir estes aspetos.

Objectivos

Construir e disponibilizar novos planos alimentares/suplementação para bovinos em extensivo. Não sendo comum a utilização conjunta de dados sobre características da pastagem e parâmetros das vacadas para o cálculo das necessidades de suplementação, pretende-se demonstrar como, através de uma aplicação simples a desenvolver pelo GO, se pode racionalizar biológica e economicamente, o maneio alimentar das vacadas. Pretende-se elaborar manuais e aplicações on-line com orientações sobre aspetos alimentares ainda desconhecidos.

Resultados a atingir

Melhor conhecimento das variações sazonais da quantidade e qualidade das pastagens de sequeiro e a sua capacidade para dar resposta às necessidades nutritivas dos bovinos. Estabelecimento de relações entre a disponibilidade de nutrientes e as variações de peso vivo e condição corporal das vacas e resposta destas e dos vitelos a diferentes tipos de suplementação. Elaboração de recomendações para os produtores.