Modelo de Crescimento de apoio à decisão

Não são conhecidas as curvas de crescimento individual de machos que incorporem a variabilidade ambiental e os valores genéticos. Já há metodologia para o ajustamento dessas curvas, a qual foi aplicada (embora sem componente genética) a fêmeas mertolengas e pode ser facilmente adaptada aos machos desta e de outras raças e à incorporação do efeito dos valores genéticos [Filipe et al. 2010 (Biometrical J. 52:653); Filipe et al. 2014 (Optimization 64:1393); Filipe et al. 2012 (Meth. Comp. in Appl. Prob. 14:49)].

Objectivos

Ajustar um novo modelo, melhorado, de crescimento de bovinos mertolengos e alentejanos, que tirará partido das estimativas dos valores genéticos, o que suportará uma ferramenta de apoio à decisão em recrias e acabamentos de machos (previsão individual do peso futuro, da idade ótima de abate e lucro associado, em função do peso atual e dos valores genéticos, tornando-a mais precisa e individualizada, com a consequente melhoria dos lucros).

Resultados a atingir

Ferramenta amigável de otimização do lucro e apoio à decisão nas recrias e acabamento de machos mertolengos e de raça alentejana (futuramente outra raças), cujos beneficiários são todos os produtores. Usando apenas informação disponível (peso vivo no momento e estimativas dos valores genéticos), permitirá prever (com indicação da margem de incerteza), em cada momento e para cada animal, os pesos futuros, bem como, usando informação sobre receitas e despesas, a idade ótima de abate e o lucro previsto. Ajudará ainda na formação de agrupamentos homogéneos de maneio.