Eficiência Reprodutiva

A eficiência reprodutiva é fator chave para o sucesso da bovinicultura. A extensão da fase improdutiva (anestro pós-parto) é fator limitante desta eficiência, impedindo a obtenção de intervalos entre partos aceitáveis. A idade ao 1º parto e a longevidade reprodutiva são igualmente importantes. A eficiência reprodutiva dos bovinos está muito dependente das condições edafoclimáticas e da disponibilidade alimentar, conjugadas frequentemente a maneios reprodutivos deficientes. A implementação de uma gestão reprodutiva mais cuidada e eficaz, com recurso a técnicas inovadoras e intervenção em momentos chave do ciclo reprodutivo, é uma oportunidade a promover.

Objectivos

Melhorar eficiência reprodutiva através da identificação do problema e disponibilização de orientações técnicas inovadoras: Redução do intervalo entre partos, identificação de fatores que afetam o anestro pós parto, pouco conhecidos nas raças portuguesas; Definição da melhor idade para a cobrição e para maximizar a longevidade produtiva; Avaliação reprodutiva do macho e da fêmea, refugo de animais inférteis e diagnóstico de principais afeções implicadas na infertilidade.

Resultados a atingir

Aumento da eficiência reprodutiva e da rentabilidade das explorações. Identificação de animais com mérito reprodutivo superior que sejam usados como reprodutores. Tratamento/refugo de animais problema.